Ver o Calendário (Viewing the Calendar)

Descrição

O calendário do Shiftboard é acessível ao selecionar o menu do Calendário no topo do ecrã em qualquer página. No calendário, os turnos são apresentados a verde ou vermelho. Os turnos a verde que têm o nome de um membro são aqueles que têm um membro agendado para trabalhar. Os turnos a vermelho indicam que ainda estão disponíveis. Os membros poderão assumir estes turnos ou expressar interesse neles.

Os membros apenas verão turnos que são para as respetivas Equipas na Visualização de turnos. Muitas organizações utilizam o calendário semanal (apresentado aqui) por predefinição, mas o calendário pode ser visto de outras formas. Por exemplo, os membros podem aplicar filtros para ver apenas os turnos que lhes interessam ou podem mudar para outros tipos de calendários que melhor se adequam às suas necessidades. 

Filtros do calendário

Nesta vista, os membros apenas irão ver os turnos para os quais têm qualificação. Mas se um membro estiver atribuído a muitas equipas ou se existirem muitos turnos para selecionar, então o calendário poderá apresentar mais informação que aquela pretendida pelos membros. 

Ativar filtros

O Shiftboard está concebido para mostrar todas as informações que um membro tem acesso e oferece filtros para permitir a escolha do que os membros gostariam de ver. É possível selecionar quais os filtros a ativar. Neste exemplo, o filtro Função foi ativado no menu dos filtros.

Utilizar filtros

Selecione a(s) opção(ões) para filtrar e clique no botão “Aplicar” à direita. A visualização serão atualizada para mostrar apenas os turnos que correspondem aos critérios de pesquisa selecionados.

O botão “Pessoas” torna possível filtrar um membro específico (se tiver a permissão para ver o calendário de outras pessoas) ou um conjunto de equipas específico.

O filtro Cobertura apresenta apenas turnos que estão cobertos ou aqueles que ainda estão disponíveis.

Guardar filtros

Se são utilizados sempre os mesmos filtros, utilize o botão “Guardar disposição” para guardar todos os seus filtros. No próximo início de sessão, o Shiftboard irá ter os filtros guardados e irá ativá-los.

Remover filtros

Desmarque a caixa de verificação junto aos filtros ativados para removê-los um a um ou clique no botão “Remover filtro” para limpar todos os filtros.

Visualizações do calendário

É possível visualizar o calendário por mês, semanal por hora (mostrado acima), semanal por funcionários, por dia, à hora por da ou em formato de lista. Diferentes visualizações apresentam diferentes informações no ecrã.

  • A visualização por mês apenas mostra informação de alto nível, mas se clicar num turno irá apresenta mais informação no painel de detalhes no lado direito do ecrã.
  • A visualização por semana pode ser personalizada para uma organização e poderá apresentar informação adicional não mostrada no calendário de exemplo acima.
  • A visualização por semana mostra os turnos organizados por hora de início mais cedo até à hora de início mais tarde, enquanto que a visualização de pessoal por semana mostra os turnos organizados por pessoa, equipa, função, cliente ou outros detalhes que uma organização pense mais apropriados.
  • A visualização por dia contém mais informação no ecrã que a da semana, mas mostra apenas um dia de cada vez.
  • A visualização por hora é útil para ver os turnos apresentados como barras para tornar a visualização do dia mais simples. A visualização em lista é útil para assumir muitos turnos ao mesmo tempo e é mais útil quando utilizada juntamente com um ou mais filtros. 

Normal vs Panorâmico

Existe um ícone à direita do botão “Guardar disposição” para alternar entre a versão normal e a panorâmica do calendário. Na vista normal, existe uma secção no lado direito do calendário onde aparecem os detalhes acerca do turno selecionado. Na vista panorâmica, a secção dos detalhes é removida para deixar espaço adicional para o calendário. 

Outros calendários

O botão “Fonte” no canto superior direito da página do calendário permite a mudança para outros calendários. Nem todos estes calendários se encontram disponíveis em cada site do Shiftboard, portanto, algumas destas opções podem não estar disponíveis.

Visualização do turno

Esta é a visualizações do calendário normal que está apresentada acima. Os membros precisam estar nesta visualização para assumir turnos e ver a maioria da informação sobre os turnos.

Visualização partilhada

Esta visualização permite que os membros vejam quem mais está a trabalhar. A visualização partilhada está ativada por equipa, por isso um membro poderá ver pessoas a trabalhar para algumas equipas mas não para outras equipas. 

Visualização das folgas

Esta opção apenas está disponível para organizações que têm a ferramenta Folga ativada. Isto irá permitir que os membros vejam os seus próprios pedidos de folga como pendentes (a vermelho) ou aprovados (a verde). Algumas organizações também irão permitir que os membros vejam os pedidos de folgas de outros membros.

Aniversários

Esta opção apenas está disponível em organizações que estejam a controlar os aniversários. O calendário apenas irá apresentar aniversários nesta visualização mas não o ano de nascença nem a idade da pessoa. 

Inscrições

Esta visualização é útil para encontrar rapidamente turnos Inscritos. Como na vista normal, os turnos apresentados a vermelho estão disponíveis para os membros se inscreveres e os turnos a verde são aqueles que já tem um membro atribuído. Os turnos a cinzento escuro são aqueles nos quais um membro se inscreveu mas que ainda não foi escolhido. 

Visualização dos funcionários--Panorâmica

A vista panorâmica dos funcionários permite que os gerentes vejam quais os dias e as horas que os membros estão agendados na semana, bem como as horas acumuladas atribuídas aos membros no lado direito do ecrã. O Shiftboard torna fácil de ver quem está a chegar à horas extraordinárias e quem tem horas disponíveis. No fundo do ecrã, os Gerentes podem ver o total de horas agendadas e quantas horas não atribuídas existem no calendário.

No Calendário > clicar em Semana > selecionar Visualização dos Funcionários > clicar em Vista Panorâmica. 

Problemas na visualização dos Turnos

Existem vários motivos para que um membro não consiga ver nenhum turno no calendário. Eis as causas mais comuns:

  • Verifique os filtros--Se estiver ativado algum filtro poderá evitar a capacidade para ver os filtros disponíveis. Clique em “Remover filtros” para limpar todos os filtros atuais.
  • Verifique a visualização--Um membro poderá estas a ver uma visualização sem turnos visíveis. Certifique-se de que utiliza a Visualização do turno ao procurar turnos. 
  • Nenhum turno para ver--Algumas organizações publicam quantidades limitadas de turnos que poderão já ter sido assumidos por outros membros. Consulte o seu Gerente para ver se acabou de perder a oportunidade de assumir turnos. 
  • Subscrição numa equipa--Certifique-se de que o nome do membro se encontra em, pelo menos, uma equipa. Cada turno pertence a uma equipa e as pessoas devem sem membros dessa equipa para ver os turnos atribuídos a ela. O membros poderão aderir a outras equipas para encontrar mais oportunidades.

How did we do?